Amana – Dança para Bebês neste fim de semana na Vila Planalto e Gama

Espetáculo “Amana – Dança para Bebês” se apresenta, nos dias 28 a 29/04, em sessões gratuitas na Vila Planalto e no Gama.

Dica de passeio para levar os bebê e deixar eles experimentarem o ver, o tocar e o dançar. Meus filhos quando pequeninos adoravam espetáculos com essa proposta. E a dica para o fim de semana é o espetáculo “Amana – Dança para Bebês” que volta a se apresentar no Distrito Federal, nos dias 28 a 29/04, em sessões gratuitas na Vila Planalto e no Gama.

Mais sobre Amana – Dança para Bebês

Julia Ferrari, Julieta Zarza, Katiane Negrão e Susana Prado (do grupo Psoas e Psoinhas), intérpretes criadoras do espetáculo, recorrem à música, aos gestos, sons e movimentos para criarem vínculo com os bebês. Para isso, buscaram referências na Educação Somática e na ancestralidade das mulheres em cena. O toque/afeto é a essência desta proposta e a técnica de Contato Improvisação também norteia o trabalho, que se encerra com um convite à “Baby Jam”, uma dança com os bebês e seus acompanhantes.

Amana é uma palavra tupi-guarani que significa água que vem do céu. O espetáculo de dança para e com bebês de zero a três anos, com som ao vivo, traz um pouco de nossa ancestralidade, das gotinhas de nosso mar interno às gotas que somos neste universo de possibilidades.

Acessibilidade

Sendo um espetáculo sensorial direcionado para bebês, sem linguagem verbal, que se expressa pelo corpo e voz, movimento e som, também por meio de instrumentos musicais e elementos naturais como a água, é acessível a todos, já que a linguagem é universal. Mas para atender melhor alguns grupos de necessidades especiais, o projeto “Circulação Amana – Dança para Bebês” vai atender mães, pais ou responsáveis com deficiência auditiva e seus bebês.

Em todas as cidades haverá, em pelo menos uma das apresentações para público espontâneo, uma intérprete de libras que fará o receptivo para os responsáveis pelas crianças.

O público será recebido com uma infraestrutura de fraldário, água e estacionamento para carrinhos. Também serão dadas todas as instruções para auxiliar os pais em relação ao comportamento de seus bebês durante o espetáculo (em caso de choro, necessidades fisiológicas, etc.).

Espetáculo de vivência

A expectativa é receber 25 crianças de zero a três anos, em cada apresentação. Dentro desse público principal está a díade (bebê e mãe ou outro responsável) ou tríade, (bebê e pais, ou outros responsáveis como avós, etc.), totalizando o máximo de 80 pessoas. Portanto, é um espetáculo que é pensado para todas as idades e, ao mesmo tempo, para que a vivência seja plena para o adulto é indispensável a presença dos bebês.

A “Baby Jam” será um encontro de improviso em dança entre mães, pais ou qualquer outro responsável e seu bebê, com princípios do contato improvisação e da educação somática.

Mais informações espetáculo Amana – Dança para Bebês

No Gama
Data: 28/04
Duas apresentações abertas ao público. Horários:  11h e 16h
Local: Lábios da Lua – Endereço: Setor Sul 416 – Gama
Entrada: gratuita com distribuição de senhas 30 minutos antes
Lotação: 10 entre bebês e acompanhantes
Faixa etária: 0 a 3 anos

Vila Planalto
Data: 29/04
Duas apresentações abertas ao público. Horários: 10h30 e 12h30
Local: Instrumento de ver. Endereço: Avenida Belém Brasília, casa 11A, acampamento Rabelo, Vila Planalto
Entrada: gratuita com distribuição de senhas 30 minutos antes
Lotação: 10 entre bebês e acompanhantes
Faixa etária: 0 a 3 anos

Grupo Psoas e Psoinhas

Sobre o Grupo Psoas e Psoinhas

Psoas e Psoinhas nasce em 2015 de um fértil encontro entre mulheres-artistas interessadas em pensar e agir a arte para a primeira infância. Visa estabelecer um vínculo com bebês, pais, mães e educadoras para acessar um olhar mais sensível do ser. Possui duas montagens, “O Circolo”, participação no Festclown-DF 2016 e recente temporada em Cuatro Elementos Espacio Teatral, Argentina 2018 e “Amana – dança para bebês”, contemplado pelo FAC 2015/2016, Festival Primeiro Olhar/ 2017 – DF e Musicar 2018-DF. Circulação DF, GO e SP/2018 e apresentação no I Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança/DF-2018.

Ficha técnica:
Intérpretes criadoras: Julia Ferrari, Julieta Zarza, Katiane Negrão, Susana Prado.
Direção: José Regino
Direção musical e preparação vocal: Julia Ferrari
Música original e arranjos: Julia Ferrari e intérpretes
Coordenação de Produção: Janaína Mello
Orientadora em Educação do Movimento Somático: Katiane Negrão
Assessoria pedagógica: Susana Prado
Iluminação: Luciano Calmon Porto
Gestão Executiva: Pedro Caroca
Fotos: Débora Amorim e Phillipe Carvalho
Duração: espetáculo 30 minutos, “Baby jam” 30 minutos aproximadamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *