Contato com árvores, mato e bichos de verdade

Gramado para correr com árvores bem altas em volta, mato para brincar de explorador e bichos de verdade. Algumas crianças só conhecem esse tipo de lugar pela televisão. Tinha mais de seis meses que não íamos a uma roça (tipo sítio ou chácara) e as crianças adoraram a liberdade de ficarem soltas e poderem explorar […]
Meninos brincado de subir em árvore
Alan, Theo e Henrique se divertindo na árvore.
Foto: Com Filhos por aí!

Gramado para correr com árvores bem altas em volta, mato para brincar de explorador e bichos de verdade. Algumas crianças só conhecem esse tipo de lugar pela televisão. Tinha mais de seis meses que não íamos a uma roça (tipo sítio ou chácara) e as crianças adoraram a liberdade de ficarem soltas e poderem explorar a natureza. Voltaram para casa imundas e com um cansaço gostoso que só a roça proporciona.

Fomos para a chácara de minha família em Goiânia e passamos o dia lá. Minha pequena (15 meses) nunca tinha andado perto de tanta árvore e planta e ficou encantada com tudo. Minha avó de 94 anos adora plantas e cuida com muito carinho do jardim que fica próximo à casa sede da chácara.

Meu grandão (5 anos) se juntou com os primos e foi explorar o mato e as construções próximos a sede. Lógico que bateu aquele saudosismo de quando tinha a idade dele e saia pela chácara correndo e brincando.

Depois de algumas horas o cansaço bateu e aí começaram os pedidos. Me empresta o seu celular? Cadê o tablete? Foi a hora de recarregar as baterias, tomar um suco e fazer um lanchinho. E incentivar atividades aproveitando o local.

A forma de brincar dos nossos filhos não é igual a nossa, como a nossa não era nem parecida com a dos nossos pais. Mas podemos resgatar algumas atividades que nos interessava e dar ideias de brincadeiras para as crianças.

[themecolor]Brincadeiras para fazer na roça[/themecolor]

  • Subir em árvore e pegar uma folha.
  • Fazer pequenas trilhas e brincar de explorador.
  • Jogo de perguntas. Que bicho é esse? O que ele faz aqui na roça? Ou ainda De que é essa árvore? Que fruta ela dá?
  • Deitar na grama e observar com o quê cada nuvem se parece.
  • Fazer corrida com obstáculos com troncos, galhos e coisas que estiverem a sua volta.

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.

Você foi na roça com seu filho? Deixe suas ideias de atividade abaixo.

comentários

Deixe uma resposta