Você sabia que o DF tem mais de 33 parques?

Nas minhas buscas de passeios ao ar livre achei no site do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) uma lista com 72 parques situados no Distrito Federal. Mas, apenas 33 estão em condições de receber visitantes. Os parques oferecem espaços para realizar atividades físicas, espaços de lazer para crianças e contemplação da natureza. O próprio órgão reconhece […]

Parquinho Jardim Botânico de BrasíliaNas minhas buscas de passeios ao ar livre achei no site do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) uma lista com 72 parques situados no Distrito Federal. Mas, apenas 33 estão em condições de receber visitantes. Os parques oferecem espaços para realizar atividades físicas, espaços de lazer para crianças e contemplação da natureza.

O próprio órgão reconhece que alguns locais não estão totalmente implementados e disponibiliza o Guia de Parques do Distrito Federal publicado em 2013. O encarte traz os parque divididos por região administrativa e disponibiliza informações básicas, porém algumas estão desatualizadas.

Entrei em contato com o responsável pelos parques do IBRAM, Saulo, e fiz uma lista (abaixo) com as informações atualizadas em relação ao horário de funcionamento. Os telefones das administrações dos parques estão desabilitados por problemas com a empresa de telefonia mas em breve voltarão a funcionar, segundo o órgão.

Parques que já frequentei.

Jardim Botânico de Brasília

Clique aqui para ver o artigo sobre o Jardim Botânico

Parque Dona Sara Kubistschek / (Brasília – Asa Sul)

Mais conhecido como Parque da Cidade é um dos maiores parques urbanos do mundo. Com 4,2 quilômetros quadrados é um dos principais locais de lazer ao ar livre de Brasília. O parque é ótimo para práticas esportivas, com várias entradas de acesso e estacionamentos. Possui uma pista, que serve como ciclovia e pista de cooper, que dá a volta no parque. Nela é possível fazer cinco percursos para atletismo: dois de 10km, dois de 6km e um percurso menor de 4km, todos eles com o mesmo ponto de partida, em frente ao estacionamento 12 (a serem percorridos no sentido anti-horário). Veja mais no blog E aí corredor. A pista conta com alguns pontos tipo estações que possuem banheiros, bebedouro e chuveirão. Além disso, há 24 quadras esportivas.

Para as crianças o Parque tem vários atrativos e possibilidades de passeio. Os mais chamativos são o Parque Infantil Ana Lídia e o Parque de diversões Nicolândia, próximos ao estacionamento 12. A grande extensão de grama com sombras em todo o parque é ideal para fazer piquenique. Além disso, é possível andar de bicicleta, de patins, ou de patinete, dar comida aos gansos e ver os peixes no lago próximo ao estacionamento 10.

Onde fica: Eixo Monumental – Asa Sul

Funcionamento: Aberto todos os dias das 5h às 0h. Entrada franca

Jardim Zoológico de Brasília (Brasília)

É o mais antigo parque do DF. Tem mais de 1.250 animais distribuídos em 230 espécies, muito verde, árvores e sombras, além de banheiros, parquinho e bastante espaço para as crianças correrem. Esse é um passeio de uma manhã ou um dia se quiser conhecer todo o zoológico. Nesse caso, vale a pena programar um piquenique. É possível estacionar o carro dentro do local.

O Zoológico tem um programa para visitação noturna guiada, agendada por telefone. É bem legal, mas aconselho o programa para os maiores de 6 anos, pois a caminhada é puxada para os pequenos.

Onde fica: Av. das Nações, Via L 4 Sul – Candangolândia

Funcionamento: Aberto de Terça a Domingo das 9h às 17h. Entrada R$ 2,00

Informações: (61) 3445-7043

Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul)

Possui uma vista linda e fica a beira do Lago Paranoá. O espaço é ótimo para as crianças correrem e tomarem banho no Lago que nesta parte é limpo. Possui uma rua asfaltada bem inclinada ideal para a prática do Downhill sobre skate. No local fica a Ermida Dom Bosco ponto turístico de Brasília. Não tem parquinho. Mas tem ponto para pescaria, deck sob o Lago e banheiro.

Onde fica: SHIS QL 30 – Lago Sul.

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6 às 18hs. Entrada franca.

Parque Ecológico Águas Claras (Águas Claras)

Ótimo para ir com os pequenos pois tem parquinhos e sombras. Por não ter inclinações é legal para a prática de atividades esportivas e possui ciclovia, coopervia, trilha, chuveiros, lagoa, banheiro entre outros atrativos.

Onde fica: Av. Castanheiras-Centro – Águas Claras.

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6 às 22hs. Entrada franca.

Parque Olhos D’Água (Brasília – Asa Norte)

Outro lugar bem legal para ir com criança. Tem parquinho com areia bem cuidado, muita sombra e bancos. No lago os patos são a atração dos pequenos. A pista de cooper tem partes íngremes e não é permitido bicicletas e patins. Tem banheiros e chuveiro.

Onde fica: SQN 413/414 – Asa Norte

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6 às 19hs. Durante o horário de verão funciona até as 20hs. Entrada franca.

Parque de Multiuso Asa Sul (Brasília)

O parquinho infantil está interditado para reforma. Mas a pista de cooper é bem agradável. O local é bom para fazer caminhada com o carrinho de bebê. Não é permitido andar de bicicleta ou patins na pista.

Onde fica: SGAS 613/614 (Asa Sul)

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6 às 19hs. Durante o horário de verão funciona até as 20hs. Entrada franca.

Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará)

Para quem mora nessa região é um passeio super legal. Tem um parquinho grande com areia que possibilita as crianças brincarem tranquilas e os pais podem sentar nos bancos próximos ou estender uma canga no gramado ao lado. Conta com estrutura de banheiros e chuveiros, ótimo para os dias de calor ou para a limpeza na hora de ir embora. A ciclovia tem algumas subidas e decidas bem tranquilas o que torna o passeio de bicicleta mais divertido.

Onde fica: QE 23, Guará II.

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 19h. Durante o horário de verão funciona até as 20hs. Entrada franca.

Parques que não conheço mas achei interessante.

Segundo o IBRAM, os parques que listo abaixo tem, pelo menos, parquinho e banheiro.

Parque Lago do Cortado (Taguatinga)

O Guia informa que o parque abriga o Ribeirão do Cortado e tem várias cachoeirinhas. Por ser um local onde brotam nascentes, foi construída uma passarela suspensa que proporciona condições para a contemplação e observação da natureza. Tem parque infantil e banheiros.

Onde fica: QNF/QNL – Taguatinga

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h. Entrada franca

Parque de Uso Múltiplo do Lago Norte (Lago Norte)

Onde fica: Módulo I – CA SHIN – Lago Norte

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h. Entrada franca.

Parque dos Jequitibás (Sobradinho)

Onde fica: Quadra 10/11,Av. do Contorno – Sobradinho

Funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h. Entrada franca

Informações: (61) 3591-4049

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.

Você foi a alguns dos parques? Deixe seu comentário, diga o que achou e contribua com suas ideias.

comentários

Deixe uma resposta