5 ideias para diminuir a ansiedade em filas

Pessoas em fila
Foto: Pixabay

As férias chegaram! E junto com elas temos crianças e adolescentes com tempo livre para passear e sair com os amigos. Nessa época do ano, é preciso ter paciência, pois muitos lugares ficam cheios e logo se formam as filas para tudo: entra em determinado lugar, comprar algo e até para ir ao banheiro. Depois de uma longa espera, pensei em algumas dicas para quem pretende encarar uma fila com criança.

Hoje, eu fui honrar minha promessa de ir ao cinema com meu filho e me deparei com mais de uma hora de fila só para comprar o ingresso. Bem perto de conseguir, desistimos do filme porque já estávamos com fome e teríamos de fazer tudo correndo. Eu estava sozinha com meus dois filhos e um carrinho. Decidimos juntos fazer outra coisa, uma vez que o filme ficará em cartaz até o final do mês e teremos outras oportunidades.

Mas sai de lá pensando como minimizar a ansiedade das crianças e não tornar o passeio um martírio. Vão aí minhas dicas.

  1. [themecolor]Tenha paciência[/themecolor]

Se você não tiver paciência tudo vai desandar. Com calma é possível contornar melhor a situação e pensar nas melhores possibilidades para o momento.

  1. [themecolor]Explique que a situação não depende de vocês[/themecolor]

Posso afirmar que 90% das crianças ficam impacientes em filas. Explique que não depende de vocês e é preciso esperar. Dê a alternativa de desistir e fazer outra coisa.

  1. [themecolor]Tente brincar para passar o tempo[/themecolor]

Você deve pensar em atividades que não precisem sair do lugar do tipo brincadeira com as mãos (Odoleta ou Pedra, papel e tesoura) ou de adivinhação como Quem sou eu? ou Adedonha.

  1. [themecolor]Leve ou compre um lanche para distrair[/themecolor]

Dependendo da hora a fome e a sede são questões que aumentam a ansiedade. Ter um lanchinho a mão, além de resolver essa questão ajuda a passar o tempo.

  1. [themecolor]Avalie se realmente vale a pena ficar na fila[/themecolor]

Por fim avalie: será que o esforço valerá a pena? As vezes vocês podem voltar outro dia. Ou ainda se programar melhor para chegar mais cedo ou comprar o ingresso antes. Hoje, vi como isso foi bom. Desistimos do cinema, porém lanchamos sem pressa e resolvemos fazer outra atividades que eu e as crianças nos divertimos. Brincamos na área de jogos próximo ao cinema e foi super legal.

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.

E você o que acha disso? Deixe suas impressões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.