Sempre depois de um dia dentro de casa o quarto das crianças fica uma zona. Deixo eles, os primos e amigos brincarem e só no fim do dia ou na manhã seguinte arrumamos a bagunça que ficou. Para tentar fazer a árdua tarefa de organizar os brinquedos menos chata, eu e meu filho inventamos o jogo Arrumar brincando. Fazemos uma competição com direito a prêmio e rapidinho a bagunça acaba com bons risos.
Confesso que depois que meus filhos nasceram aprendi uma grande lição: viver em família é ceder a bagunça do outro e não estressar. Afinal com diria meu afilhado mais velho: brinquedos são para brincar e não enfeitar. Com conversas e combinados vamos minimizando minha mania de organização e eles aprendendo a serem menos desorganizados.
Para isso, tentei simplificar a maneira de arrumar o quarto das criança até para que eles consigam entender. Sair etiquetando tudo não adianta, eles ainda não sabem ler. Separei caixas e espaços para bonecos, carros, peças de encaixe, jogos e ect. Tudo meio genérico, pois quanto mais você especifica maior a dificuldade de manter o quarto arrumado. Fica a dica.
Você vai precisar de:
- Paciência e animação porque de primeira eles acham a brincadeira chata.
- Desafio. Toda pessoa gosta de ser desafiada a conseguir algo.
- Estabelecer um prêmio. Pode ser dormir mais tarde, assistir um filme comendo pipoca, jogar o tablet ou vídeo game por mais tempo. Pense em alguma coisa que a criança realmente irá gostar.
Objetivos:
- Quem junta mais um determinado brinquedo: boneco, por exemplo.
- Quem consegue guardar o brinquedo mais rápido. Separe uma categoria por jogador. Por exemplo, um junta carro, outro boneco e o terceiro Lego.
- Estabeleça um tempo, tipo um minuto, para cada um e veja quem juntou mais brinquedo.
[themecolor]Observação importante:[/themecolor] para ser legal não leve as regras tanto a risca e se você tiver mais de uma criança jogando premie todas, afinal o objetivo de organizar o quarto foi cumprido.
Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.
Você fez a brincadeira? Deixe seu comentário, diga o que achou e contribua com suas ideias.