Estou realizando um dos meus projetos de vida que estava no fundo da gaveta das memórias e quase esquecido. Há um mês, eu e o grandão (6 anos) começamos a fazer aulas de violão. O curso Amigo Violão oferece aulas on-line voltadas para pais e filhos aprenderem juntos. Sempre quis aprender a tocar violão, mas o projeto foi adiado por várias razões da vida.
Quando conheci o curso Amigo Violão, senti que finalmente realizaria um desejo de anos. Meus filhos adoram música e manusear instrumentos musicais. Então, aproveitei minha vontade de aprender, o gosto inicial deles por instrumentos e começamos o curso. Está sendo uma experiência super rica. Um novo aprendizado a cada aula para eles e para mim em diversos aspectos, musicais e não musicais também.
O primeiro ponto bacana das aulas on-line é o professor Ricardo Novais. Ele dá várias dicas e informações para quem está iniciando com o instrumento e quer aprender junto com a criança. Noções da diferença entre o aprendizado da criança e do adulto. Como cativar seu filho para ele se interessar pelo instrumento, entre outras.
O projeto Amigo Violão tem como objetivo aproximar pais e filhos usando atividades durante o processo de aprendizagem do violão, além de contribuir para o desenvolvimento da criança. A metodologia do curso é simples e envolvente para os pais e as crianças. São disponibilizados e-books sonoros que ajudam no treino das músicas e aprendizado das notas e acordes.
Nós finalizamos o módulo 1 do curso e agora na metade do módulo 2 criamos a rotina das aulas. Todo dia a noite depois do jantar, assistimos a uma aula e praticamos. Meu filho (como a maioria dos meninos de 6 anos) é agitado e deixo ele bem a vontade, ensinamento do próprio professor Ricardo Novais. Ele gosta mesmo é de pegar o violão e tocar músicas que inventa a letra e seu dedilhado.

Como entramos na prática das notas com a mão esquerda e o dedilhar com a mão direita, em algumas aulas ele não quer tocar porque acha difícil. Mostro que para mim também é difícil, mas quero aprender. Aí, uso a criatividade. Ele canta e eu toco. Ou eu toco e canto e ele anota quantas vezes pratiquei a música, exercício da aula. E por aí vamos seguindo as aulas.
O mais bacana para mim e o que me motiva a continuar o curso, é ver o interesse dele pela música. Se deixar ele fica com o violão o dia todo. Quando chega visita lá em casa, ele quer mostrar o violão e toca as músicas das primeiras aulas que não esquece nunca. No fim do Módulo 1, fizemos uma apresentação para o papai e para a vovó. Lógico, que eles adoraram.

Por fim, deixo algumas dicas para quem se interessar pelo curso Amigo Violão.
- Você pode fazer as aulas com um ou dois violões. Eu tinha um e consegui outro violão emprestado para meu filho. Mas no começo a gente revezava o meu violão.
- Crie uma rotina. Estabeleça um horário para as aulas e pratique após assistir ao vídeo.
- Não desista do seu sonho! Nem sempre será fácil o caminho, mas tenho certeza que o resultado será maravilhoso.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos.
Você toca algum instrumento? Conte para a gente suas dicas.