#CompredasMães: Coletivo Ocupa Maternas

Crianças correndo, o macarrão no fogão e muita conversa boa: o que parece ser um simples encontro entre amigas é na verdade mães reunidas em prol de um grande objetivo: Empreender ao lado de seus filhos.

Nos últimos parece até que virou moda falar de empreendedorismo materno não é?! Mas o motivo da mudança é social: Um mercado de trabalho hostil a mães acaba forçando milhares de mulheres a buscarem por novas oportunidades para gerarem renda e mais flexibilidade de tempo ao lado de seus filhos. Mas justiça seja feita: Empreender pode ser um grande barato, daqueles que viciam. E quando pode ser compartilhado e vivenciado por uma rede de apoio ele fica fenomenal.

Foto Niklas Stephan

Desde a primeira vez que ouvi falar do OCUPA MATERNAS aqui em Brasília fiquei curiosíssima para conhecer essas mães que resolveram empreender em conjunto. Então entrei em contato com elas para uma entrevista e carinhosamente fui convidada a conhecê-las ao vivo em uma noite de muita chuva!

Quando eu cheguei na casa da Isabella – a empreendedora a frente do Eu te dou a minha paz, fui recebida por crianças brincando. Ao fundo mulheres riam e conversavam intensamente, parecia que se conheciam há anos. Só que não.

A Ocupa Maternas nasceu no final de 2016 e algumas empreendedoras se conhecem há apenas alguns meses. O que não quer dizer que não estejam alinhadas. Formado por : Janaína- Confraria do Sino, Carina – Art Sling , Edith – Cheiro de Gaia, Giovanna – Stella Alpina , Fernanda – Baduam , Nina – Margarida , Isabella – Eu te dou a minha paz  o grupo se fortalece a cada evento realizado, surgindo mais organizado e estruturado.

E por que essas mães resolveram se unir? Perceberam que juntas poderiam fazer mais. A Ocupa Maternas surgiu como uma rede de apoio e uma forma de mães fortalecerem e expandirem seus negócios. Formada por mulheres em diferentes estágios da maternidade e negócios, ela surgiu como uma forma de apoio em diversas frentes. Se há uma mulher que entende mais sobre redes sociais ela toma a frente da função no coletivo e ainda ajuda outra mulher a desenvolver essa área em seu negócio.

 

Há problemas? Lógico que há. São 7 negócios, 7 mães e 10 crianças nessa história, o que significa que o tempo é pouco, as agendas precisam ser muito bem planejadas e muitas vezes os filhos precisam estar junto sim porque não tem com quem deixar e que se não for tudo junto e ao mesmo tempo o negócio não roda. O aprendizado em conjunto é grande e intenso.

Além disso, imprevistos com filhos acontecem e o grupo é fundamental nesses momentos. Se uma das mães possuía uma responsabilidade, mas precisou se afastar devido a questões de saúde dos filhos, por exemplo, há outras mãos para não deixar a peteca cair. O negócio segue rodando.

Foto Niklas Stephan

No entanto, o grupo não surgiu apenas para dar suporte ao empreendedorismo. Existe um compromisso de levar discussões sobre empoderamento feminino em todos os eventos, através de rodas de conversas com outras mães e apoio a projetos socais que ocorrem na Estrutural – DF. Seu propósito vai muito além do negócio como fonte de renda, mas uma forma de transformar o mundo também.

O que essas mulheres estão construindo é fenomenal e serve como uma linda inspiração para outras mães que escolheram empreender. Guarde bem o nome OCUPA MATERNAS e as marcas que fazem parte dela, vocês ainda não ouvir falar muito dessa mulherada.

Foto Niklas Stephan

E já que a SOS MÃES é um blog de mãe para mãe, que tal uma mãe ajudar outra? Mês de maio é MÊS DAS MÃES então por quê não incentivar um consumo mais consciente valorizando o trabalho de mães empreendedoras?

Fica a dica para todos que estão em busca de presentes: A OCUPA MATERNAS fará uma grande feira dia 06/05, inclusive com um número ampliado de marcas de mães empreendedoras, para ajudar todo mundo a dar um presente bem legal. Veja a programação:

 

Sério, olhe mais de perto e repare: O empreendedorismo materno está fazendo do mundo um lugar muito melhor.

Curtiu? Então compartilhe com outras mães e curta a OCUPA MATERNAS nas redes sociais, acompanhe as marcas e siga a agenda de eventos.

Facebook: Coletivo Ocupa Maternas

Instagram: @coletivo.ocupamaternas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.