Cuidando de forma lúdica: DimDom Babysitters

Existe um momento que é um dos mais difíceis ( talvez O mais difícil ) na vida de qualquer mãe que é ter que confiar seu filho/filha a um cuidador. Seja ele um parente, creche ou babá. Não importa! A separação é sempre difícil e a PRIMEIRA SEPARAÇÃO é um misto de emoções que podem variar de total insegurança e desespero até a de liberdade e paz . Sim, a gente não gosta de admitir, mas momentos de felicidade também fazem parte dessa loucura toda…quem nunca, né mesmo? hahahahhahah! Ou seja, é uma MONTANHA RUSSA muito louca de emoções, é essa é a maternidade NUA E CRUA hahahha!

Seja como for, separar-se de seu filho, mesmo que seja por algumas horas pode ser muito angustiante, especialmente quando precisamos contratar o serviço de algum profissional com quem nunca trabalhamos. É PUNK, vai gente! E por isso, indicações são as melhores amigas de mães…..NA VERDADE, outras mães que indicam serviços de confiança é quem são as melhores amigas das mães! MÃES <3.

Por isso que hoje eu tenho uma indicação que foi me dada por outras várias mães muito felizes, contentes, satisfeitas e ainda melhor, com filhos que amaram: a DimDom Babysitters.

Apesar da maioria de nós conhecermos esse tipo de serviços de Babysitters (ou seja, aquela pessoa que vai até a sua casa cuidar de crianças por algumas horas) pelos filmes americanos, ele ainda é pouco difundido aqui no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais espaço pelas novas estruturas familiares. Ou seja, famílias menores, que não possuem um profissional mensalista em sua casa ( babá ou empregada), que trabalham no esquema home office ….. e que precisam contar com a ajuda de um cuidador eventualmente, seja para se ausentar por algumas horas a trabalho, seja porque os pais precisam de um momento “de adultos” ou porque precisam de uma ajuda na rotina. Rotina de mãe é pesada sim e a gente precisa de todo apoio – de profissionais ou não – que pudermos ter!

E a DimDom é exatamente quem nos ajuda. Criada em 2013 pela Laís e pela Lorena, psicólogas que atuam na área há mais de 6 anos, a DimDom conta com 15 profissionais treinadas, geralmente estudantes de psicologia, que já estiveram na vida de mais de 50 famílias aqui em Brasília.

O serviço da DimDom é legal porque não se resume a atender apenas as necessidade básicas do seu filho (alimentação, sono, banho, medicação), mas também oferecer um momento de interação sincera e muita diversão, seguindo sempre o ritmo de cada criança. Para cada casa visitada elas levam uma mala (GENIAL) com materiais de artes e brinquedos simples que prezem pela interação e criatividade.

 

DimDom babysitter atendimento domiciliar

       Em nosso caso, a brincadeira é o instrumento de trabalho, então passamos grande parte do tempo envolvidas com a criança nessa atividade. Damos pausas sempre que necessário para seguir alguma rotina (alimentação, banho, sono, etc.) – é muito importante respeitarmos os hábitos e horários da casa. Estamos preparadas para possíveis alterações de comportamento e tentativas de saída da rotina. No fim, sempre nos despedimos da criança – seja antes dela dormir ou quando os pais chegam-, pontuando o que aconteceu na noite (o que fizemos, gostamos e até possíveis momentos difíceis); na chegada dos pais, sempre damos um feedbabck sobre como foi a noite/dia.
Ao chegar no local do serviço elas se apresentam a quem estiver no ambiente, com atenção especial  a criança. Conversam com os responsáveis sobre como será a rotina do dia/noite – se irá jantar, tomar banho, escovar os dentes, dormir, etc.; e informam-se sobre alguns outros pontos – locais da casa em que podemos ou não permanecer, conferir se deixou telefones e chaves de casa, se a criança está tomando alguma medicação. A despedida dos responsáveis é um momento muito importante que deve ser pontuado, e a babysitter deve estar preparada para possíveis conflitos e choro nesse hora. Nos casos em que isso acontece, elas se preparam para tranquilizar a criança, explicando-lhe do retorno de seus pais e sugerindo estratégias para ajudar nesse momento.
A interação acontece conforme a abertura que a criança dá – muitas crianças estão muito animadas e exploram toda a mala, algumas gostam de brincar com os próprios brinquedos; dependendo do horário, algumas querem ficar quietinhas e descansar de um dia de atividades. Então, cada serviço varia muito, mas o que nos dispomos é a acompanhar a criança, propor um momento agradável e divertido e respeitar suas necessidades e o que ela está interessada em fazer. (levamos nossa mala com brinquedos, mas também podemos ir ao parquinho, quadra, passear de carrinho. sempre voltando-nos para o lúdico e para uma interação de cuidado, diálogo, sinceridade e autonomia.
O que a DimDom oferece atualmente são dois tipos de serviço de babysitting: pontuais e fixos.
  • Os serviços pontuais são para situações isoladas, quando os pais querem/precisam sair, à noite ou durante o dia, ir a um compromisso, médico, etc.
  • Os serviços fixos são para quando os pais tem algum compromisso contínuo, algum curso ou atividade (ou apenas para respirar um pouco 🙂 ), e precisam de alguém para estar com o filho semanalmente, na quantidade de vezes que for necessário.

Ou seja, funciona para diversos tipos de necessidades, afinal cada família tem uma!

Aproveitando as meninas da DimDom também deram dicas ótimas sobre o que os pais devem ficar atentos antes de contratar um serviço a domicílio, como o de babysitter: 

Busque por referências, principalmente quando se trata de um serviço para seu bem mais precioso. Além disso, pesquise bastante sobre o serviço – site, reportagens – e, preferencialmente, conheça pessoalmente o trabalho – antes da contratação do serviço, por exemplo, oferecemos uma ida à casa do cliente para apresentarmos a DimDom e conhecermos a família. É muito importante estar atento à comunicação com quem se está contratando, se há abertura e disponibilidade para tirar
dúvidas e conhecer mais o serviço; é importante sentir segurança na pessoa que está prestando o serviço para você. Faça perguntas chaves como o tempo de atuação, formação, telefones para referência e disponibilidade para uma visita ou encontro pessoal. Pergunte também sobre alguma história interessante que tenha acontecido no serviço, sobre algum problema já vivenciado ou sobre alguma situação que poderia acontecer, para ter uma ideia de como é/foi a atuação da pessoa.

Gostou do post, te ajudou? Conte para nós. Opinião de MÃE é ouro!!
Tem uma amiga precisando de uma ajuda dessas? Compartilhe nas redes sociais ou marque ela nos comentários. #AJUDAdaBOA é sempre bem vinda! <3
Contato DimDom

Atendem crianças acima de 8 meses.
Responsáceis: Laís David Melo e Lorena de Abreu Menezes Araujo
Telefone para contato: 8218-0857 e 3702-2725 (DimDom)
Valores:  R$50/hora para uma criança. Para mais crianças, adiciona-se 40% do valor da hora, por criança.
Regiões atendidas: Brasília e entorno
Observações: Atendem todos os dias, mas não realizam pernoite. O atendimento vai até no máximo as 2h da manhã. Os pedido devem ser feito com no mínimo 48hrs de antecedência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.