
Foto: Com Filhos por aí!
O hábito e o gosto pela leitura devem começar já na primeira infância. Mas como eles ainda não são alfabetizados fica a cargo dos pais incentivar os futuros leitores a viajarem juntos no mundo das histórias e ler para eles. Com a ideia de ajudar, vou trazer a cada 15 dias [themecolor]Dicas de livros infantis[/themecolor] escolhidos por pais e crianças colaboradores de Com Filhos por aí!
Nessa primeira edição do Dicas de livros infantis vou trazer dois dos livros que meus filhos mais gostam e a dica das minhas amigas Marcela (9 anos) e sua mãe da Elaine Elesbão.
Escolhi as duas para estrear a coluna Dicas de livros infantis primeiro porque sou encantada com a Marcela desde quando ela era uma bebê e lembro dela igual uma princesa entrando no meu casamento como dama de honra. A Elaine porque, além de um ótimo exemplo de mamãe, é escritora da trilogia A escala de Eva que amei ler e sou super suspeita para falar. Os livros são para gente grande e não só prometem, mas aceleraram o seu coração e mexem com a sua libido.

Foto: Com Filhos por aí!
[themecolor]Dica de livro para 0 a 3 anos[/themecolor]
Livro das Cores e Formas, autor: Fisher Price
Na verdade é um livro e um brinquedo também. Rígido e com botões sonoros ele encanta os pequenos e os grandes. Gosto dele porque os bebês podem folhear e brincar a vontade sem o risco de danificá-lo. Bianca adora virar as páginas, apertar os botões e apontar os dedinhos para os desenhos do livro.
O livro é educativo e aborda as cores e as formas de maneira lúdica e atraente para os pequenos. Você encontra os exemplares em lojas de brinquedos. Existe uma outra versão com a temática números.
[themecolor]Dica de livro para 4 a 6 anos[/themecolor]

Foto: Com Filhos por aí!
Chapeuzinho Amarelo, autor Chico Buarque
Já li esse livro milhões de vezes e não me canso de ler. Eu e Henrique adoramos a obra. Ele até já conta a história só de olhar as ilustrações feitas por Ziraldo. Nosso exemplar, ganhamos no programa de incentivo à leitura do banco Itaú.
Sinopse: Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, ‘o lobo’, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo.
[themecolor] Dica de livro para 7 a 10 anos[/themecolor]

Foto: Com Filhos por aí!
Diário de Pilar em Machu Picchu, autora Flávia Lins e Silva
“Indicamos esse livro porque a autora consegue prender a atenção das crianças com um enredo interessante, repleto de aventuras, e ao mesmo tempo recheado de informações interessantes sobre Machu Picchu. É impossível não se divertir e aprender com a leitura. A faixa etária que recomendamos para leitura não assistida é a partir de oito anos. Mas os pequeninos podem se encantar com a leitura feita por um adulto.”
Marcela e Elaine
Sinopse: Onde será que o gato Samba se meteu? É o que Pilar e Breno precisam descobrir! Num pulo, os dois entram na rede mágica e… lá se vão para uma aventura de tirar o fôlego. No alto das montanhas do Peru, eles desbravarão os segredos de Machu Picchu, a Cidade Sagrada, e tentarão evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique ali para sempre. Ao mesmo tempo em que conhecem as tradições e lendas da civilização inca, Pilar, Breno e Samba vivem momentos tão inesquecíveis quanto perigosos – trilham as margens do rio Urubamba, enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no idioma quéchua.
Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua (o idioma dos incas), mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul. E mais – a partitura do ‘Samba do Samba’, composto por Pilar e Breno.