Dicas de livros infantis: você já leu para uma criança hoje?

Marcela (9 anos) e sua dica de livro: Diário de Pilar em Machu Picchu. Foto: Com Filhos por aí!
Marcela (9 anos) e sua dica de livro: Diário de Pilar em Machu Picchu.
Foto: Com Filhos por aí!

O hábito e o gosto pela leitura devem começar já na primeira infância. Mas como eles ainda não são alfabetizados fica a cargo dos pais incentivar os futuros leitores a viajarem juntos no mundo das histórias e ler para eles. Com a ideia de ajudar, vou trazer a cada 15 dias [themecolor]Dicas de livros infantis[/themecolor] escolhidos por pais e crianças colaboradores de Com Filhos por aí!

Nessa primeira edição do Dicas de livros infantis vou trazer dois dos livros que meus filhos mais gostam e a dica das minhas amigas Marcela (9 anos) e sua mãe da Elaine Elesbão.

Escolhi as duas para estrear a coluna Dicas de livros infantis primeiro porque sou encantada com a Marcela desde quando ela era uma bebê e lembro dela igual uma princesa entrando no meu casamento como dama de honra. A Elaine porque, além de um ótimo exemplo de mamãe, é escritora da trilogia A escala de Eva que amei ler e sou super suspeita para falar. Os livros são para gente grande e não só prometem, mas aceleraram o seu coração e mexem com a sua libido.

Bianca (1 ano) e sua dica Livro das Cores e Formas. Foto: Com Filhos por aí!
Bianca (1 ano) e sua dica Livro das Cores e Formas.
Foto: Com Filhos por aí!

[themecolor]Dica de livro para 0 a 3 anos[/themecolor]

Livro das Cores e Formas, autor: Fisher Price

Na verdade é um livro e um brinquedo também. Rígido e com botões sonoros ele encanta os pequenos e os grandes. Gosto dele porque os bebês podem folhear e brincar a vontade sem o risco de danificá-lo. Bianca adora virar as páginas, apertar os botões e apontar os dedinhos para os desenhos do livro.

O livro é educativo e aborda as cores e as formas de maneira lúdica e atraente para os pequenos. Você encontra os exemplares em lojas de brinquedos. Existe uma outra versão com a temática números.

[themecolor]Dica de livro para 4 a 6 anos[/themecolor]

Henrique (5 anos) e sua dica Chapeuzinho Amarelo  Foto: Com Filhos por aí!
Henrique (5 anos) e sua dica Chapeuzinho Amarelo
Foto: Com Filhos por aí!

Chapeuzinho Amarelo, autor Chico Buarque

Já li esse livro milhões de vezes e não me canso de ler. Eu e Henrique adoramos a obra. Ele até já conta a história só de olhar as ilustrações feitas por Ziraldo. Nosso exemplar, ganhamos no programa de incentivo à leitura do banco Itaú.

Sinopse: Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, ‘o lobo’, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo.

[themecolor] Dica de livro para 7 a 10 anos[/themecolor]

Marcela e Elaine indicam o livro Diário de Pilar em Machu Picchu. Foto: Com Filhos por aí!
Marcela e Elaine indicam o livro Diário de Pilar em Machu Picchu.
Foto: Com Filhos por aí!

Diário de Pilar em Machu Picchu, autora Flávia Lins e Silva

“Indicamos esse livro porque a autora consegue prender a atenção das crianças com um enredo interessante, repleto de aventuras, e ao mesmo tempo recheado de informações interessantes sobre Machu Picchu. É impossível não se divertir e aprender com a leitura. A faixa etária que recomendamos para leitura não assistida é a partir de oito anos. Mas os pequeninos podem se encantar com a leitura feita por um adulto.”

Marcela e Elaine

Sinopse: Onde será que o gato Samba se meteu? É o que Pilar e Breno precisam descobrir! Num pulo, os dois entram na rede mágica e… lá se vão para uma aventura de tirar o fôlego. No alto das montanhas do Peru, eles desbravarão os segredos de Machu Picchu, a Cidade Sagrada, e tentarão evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique ali para sempre. Ao mesmo tempo em que conhecem as tradições e lendas da civilização inca, Pilar, Breno e Samba vivem momentos tão inesquecíveis quanto perigosos – trilham as margens do rio Urubamba, enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no idioma quéchua.

Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua (o idioma dos incas), mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul. E mais – a partitura do ‘Samba do Samba’, composto por Pilar e Breno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.