Familiaridade, imaginação e curiosidades: veja as indicações de Livros infantis de quem lê com os filhos

Filho e mãe mostram o livro Fuzarca
João Pedro e Catherine gostam e indicam o livro Fuzarca.

Nesta semana, trazemos dicas de livros de pessoas muito importantes para Com Filhos por aí!. Sandra e Laís Martins (2 anos) indicam Um Ursinho sonolento, Catherine e João Pedro Ripoll (5 anos) falam sobre o livro Fuzarca e Renato e Théo Martins (7 anos) apresentam E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas.

Eu e minha família somos bem presentes na vida dessas três crianças maravilhosas. Além de acompanhá-las desde o nascimento, sou madrinha de batismo de João Pedro e da Laís e madrinha de consagração do Théo. Os pais deles são para mim exemplos de como criar filhos e trocamos muitas experiências no universo sobre diversão com criança.

Veja também o vídeo da palestra das mães e contadoras de história Érica Nathair e Silvana Kronemberge sobre a importância da leitura e dicas valiosas a respeito de ler com criança.

[themecolor]Dica de livro de 0 a 3 anos[/themecolor]

Laís e Sandra indicam o livro Um Ursino sonolento e gostam de ler no cantinho de leitura da casa.
Laís e Sandra com o livro Um Ursino sonolento no  cantinho de leitura da casa.

Um Ursinho sonolento, autor Marni Mcgee

“Este livro é bem adequado para idade de 2 anos, porque tem informações que fazem parte da vida dela, como a rotina de dormir e escovar os dentes. O ursinho deita com brinquedo, percebe a noite, abraça os pais, então ela acaba se vendo no texto. Além de enfatizar as cores e os padrões, como o cobertor de bolinhas e os livros vermelhos.”

Sandra e Laís Martins

Sinopse do livro: Um ratinho sonolento. Um gatinho listado. Um cobertor de bolinhas. Está tudo preparado. Uma história mágica e reconfortante, perfeita para a hora de dormir!

[themecolor]Dica de livro de 4 a 6 anos[/themecolor]

Fuzarca, autora Sonia Rosa

Sinopse do livro: Guido e Iná são irmãos. E eles adoram uma boa fuzarca. Fuzarca é farra, e entre uma e outra fuzarca, os irmãos vão crescendo, felizes.

Catherine e João Pedro Ripoll contam o que é Fuzarca e porque gostam do livro no vídeo abaixo.

[themecolor]Dica de livro de 7 a 10 anos[/themecolor]

Renato e Theo sugerem o livro E se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas
Renato e Theo sugerem o livro E se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas

E Se?: Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas, autor Randall Munroe

“Esse é um livro que temos lido juntos. Theo está numa fase que não leio muito com ele porque ele escolhe seus livros e lê sozinho. Apenas, as vezes oriento na escolha da obra. O livro E se?, por ser mais complexo, leio com ele. O livro da respostas científicas para certas perguntas absurdas do Tipo: de que altura você teria que soltar um bife para ele chegar ao chão cozido?”

Renato e Theo Martins

Sinopse do livro: Garoto prodígio da NASA, Randall Munroe tornou-se conhecido com a icônica série em quadrinhos XKCD, que passou a publicar na internet em 2005. Desde então, milhões de pessoas visitam semanalmente o xkcd.com em busca de suas figuras desenhadas com palitinhos e seus comentários sobre ciência, tecnologia e amor. Munroe não tem exatamente leitores, e sim um séquito de seguidores apaixonados.

Mas os fãs do XKCD costumam fazer perguntas estranhas a Munroe. O que aconteceria se você rebatesse uma bola de beisebol a 90% da velocidade da luz? Qual a velocidade máxima permitida para passar de carro por uma lombada sem morrer? Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria? Em busca de atender a curiosidade de seus leitores, Munroe criou o também imensamente popular “E se?”, um blog destinado a resolver essas e outras grandes questões da humanidade.

Para encontrar as respostas, Munroe cria complexas simulações computadorizadas, lê dezenas de memorandos do exército, resolve equações diferenciais e consulta operadores de usinas nucleares. Suas respostas são uma obra-prima da clareza e do humor. Em geral elas terminam com a aniquilação da humanidade, ou pelo menos numa grande explosão.

Nas listas dos mais vendidos mesmo antes de ser publicado, E se? traz questões nunca antes respondidas, além de versões expandidas e atualizadas das perguntas mais populares do blog. Leitura obrigatória não só para os fãs do XKCD, mas para todos que já se viram considerando hipóteses absurdas e descabidas. Randall Munroe está ao seu lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.