Filme O Menino e o Mundo: para criança ou para adulto?

Ao sair da sala do Cine Brasília com meus filhos ouvi uma senhora acompanha de dois adultos afirmar: esse filme não é para criança! Fomos assistir o filme O Menino e o Mundo, uma animação brasileira com a direção de Alê Abreu. A frase da senhora me levou a escrever esse artigo. Nós gostamos do filme. Confesso que eu mais que meus filhos (um de 5 anos e outra de 1 ano e 9 meses).

A animação tem um colorido que prende a atenção de adultos e crianças. A trilha sonora é fantástica e se o som da sala de projeção estiver bom (no nossa sessão estava ótimo) envolve os espectadores de tal forma que nem percebemos a falta da fala dos personagens. Em algumas cenas eles murmuram um dialeto próprio que nem é preciso entender porque o desenho por si só explica. Os desenhos em rabiscos simples, porém marcantes dão ao filme uma leveza carregada de simbolismo.

Mãe e filhos na sala do Cine Brasília.
Eu e as crianças no Cine Brasília para assistir a animação brasileira O Menino e o Mundo de Alê Abreu.

Em alguns momentos questionei meu filho (5 anos) sobre o que estava acontecendo no filme e ele de forma simples me explicava. Mérito da animação bem feita de O Menino e o Mundo. Minha pequena ficou encantada com o cachorro que aparece em muitas cenas. Ela dormiu faltando 20 minutos para acabar o filme na parte mais densa da história em que o menino se depara com as questões do mundo moderno.

A sala de projeção do Cine Brasília estava cheia de crianças de diferentes idades e a duração do filme (80 minutos) deixou alguns pequenos inquietos e ansiosos pelo final. Mas nada que tire o brilho da animação. O Menino e o Mundo esteve na programação do festival de cinema infantil Buster on tour no Brasil e (apesar da indicação livre) no cronograma do evento era sugerido para maiores de 8 anos.

No final da sessão fiz a famosa pergunta de mãe: e aí meu filho gostou? E ele disse que sim, que o filme era diferente dos que ele assiste, por ser feito de desenho de papel, mas gostou. E pra mim aí está a resposta. O filme O Menino e o Mundo também é para criança!

É preciso mostrar o diferente para começar a criar um senso crítico em nossos pequenos. E essa animação é um bom modelo por ter cores e cenas lindas que prendem a atenção e uma trilha sonora incrível e forte que nos passa sensações por meio de sons.

Não sou crítica de cinema. Sou apenas uma mãe eclética (também adoro os filmes Disney e companhia) que acha legal fazer programas que possam além de divertir, ampliar a bagagem cultural dos filhos.

Sinopse do filme

O Menino e o Mundo

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Veja o trailer

Saiba mais site oficial do filme http://omeninoeomundo.blogspot.com.br/

E na Fanpage https://www.facebook.com/O-Menino-e-o-Mundo-124747370946197/timeline

Gostou da texto? Indique para um amigo!

Você assistiu o filme O Menino e o Mundo? Conte o que achou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.