Fogão de Papelão é uma revolução criativa na sua casa

Olá Pessoal! Essa é a minha coluna Mães à Obra aqui no SOS MÃES. Um lugar pra colocar a mão na massa e se jogar nesse mundão criativo do Faça Você Mesmo! Aqui procrastinação e desculpa não tem vez. É hoje, é agora, bora ser feliz!

Nesse post de lançamento do canal, vou mostrar pra vocês o passo a passo de um Fogão feito de caixa de Papelão que é sucesso aqui em casa.  Mas antes gostaria de trazer algumas reflexões do porquê fazer um fogão de papelão e a importância da criatividade no nosso dia a dia.

Esses dias, saí do banho e meu filho me chamou, imerso num amontoado de travesseiros na cama. “Mãe, olha! A minha fogueira!”.  Eu entrei na brincadeira, aproximei a mão do travesseiro e “Ai! tá quente!”.. ele deu uma risada gostosa com aquele olhinho brilhante, sabendo que a mamãe tinha entrado na brincadeira.

Somos seres criativos e curiosos por natureza, mas ao longo da vida vamos criando bloqueios, e por quê? De que forma esses bloqueios vão sendo instalados na gente sem nem pedir licença? Refletir sobre isso é importante, pois algumas atitudes como pais podem colaborar nesse processo de conexão ou DESconexão com o criativo.  Sugiro fazer essa reflexão ora se colocando como mãe (ou cuidador em geral), ora como a criança que você já foi um dia.

Observe uma criança brincando. Ela é curiosa, faz o que gosta, se diverte, testa, acha soluções. Diferente do que muitos acreditam, a criatividade não é um dom dos escolhidos, é uma habilidade a ser exercitada. Estimular a curiosidade, deixar que a criança use a imaginação e brinque livremente sem interferências são ricos estímulos à criatividade. Até o tédio é produtivo, pois permite que a criança crie formas de se reinventar e achar brincadeiras diferentes.

Outro ponto bem importante é permitir que o erro aconteça como forma de aprendizado. Crianças com medo de errar ou serem julgadas vão podando seu pensamento criativo. A obrigatoriedade de se colorir apenas dentro da linha do desenho, por exemplo, pode ser um eficiente inibidor da flexibilidade do pensamento. APROVEITE E PERMITA-SE ERRAR TAMBÉM!

Gosto muito da definição do escritor e cartunista Luciano Pires que diz que “Criatividade é apenas conectar coisas”. Nessa leitura que parece simplista, mas que pra mim é de uma complexidade tamanha, eu faço um convite para trazer a criatividade para o nosso dia a dia e beneficiar toda a família.

 

O que se percebe é que indivíduos criativos são mais flexíveis e resilientes diante das adversidades da vida e demonstram facilidade em resolver problemas e achar soluções inovadoras.  Adoraríamos que nossos filhos se tornassem uma dessas pessoas, certo? E se a gente puder contribuir com isso?

Ok, Marcela! E o fogão? O que tem com tudo isso? Bom, apresento não só um, mas NOVE motivos para botar a mão na massa:

  1. Crianças ficam enlouquecidas com fogãozinho de papelão!! E digo mais, adultos também! 😉
  2. Quanto mais simples o brinquedo, maior as possibilidades de interação. Naturalmente, maior o tempo que a criança se dedica ao brinquedo, pois permite a expressão da imaginação de diferentes formas.  Uma caixa de papelão, pode se transformar em um carro, uma geladeira, um castelo, o céu é o limite! (ou não, você pode fazer um foguete, por exemplo rs).
  3. Pode comprar pronto? Até pode, há empresas na internet que vendem produtos como esse, mas você é o exemplo. A criança aprende por imitação e o simples ato de ver você fazendo algo manualmente já é um aprendizado. Por que abrir mão disso?
  4. Surpreenda-se: as crianças valorizam e cuidam! Se a primeira ideia que passou pela sua cabeça lendo esse post é que não duraria 1 hora na sua casa, faça o teste!
  5. Treine seu “olhar produtivo”. Você vai ver o seu lixo com outros olhos. Tampinhas, caixas de leite, garrafas pet, latas, tudo são recursos maravilhosos para criar. Vá guardando tudo e depois é só dar uma olhadinha no Pinterest ou Google pra se inspirar. (Você vai ver muitas ideias legais aqui também. Aguarde!).
  6. Brincar junto e vivenciar novas experiências. Permita-se !
  7. Dar risada de si mesmo, quando algo não sair como o esperado, e mostrar como isso também é um hábito saudável.
  8. Trabalhos manuais e arte são alimentos para a alma e bem terapêuticos. Traga mais cor para a sua vida.
  9. A felicidade deles é tudo! Olhinhos brilhando são altamente recompensadores e aquecem o coração. <3

Assista o vídeo do passo a passo e aceite esse desafio. Aproveita que o cliente é a pessoa que mais ama você na vida e que o controle de qualidade é bem suave 😉

Saia da rotina, faça seu fogãozinho (ou qualquer brinquedo que esse post pode ter te inspirado) e vem contar pra gente! Ahhhhh e registre a reação dx filhotinhx, estou morrendo de curiosidade!!

Falando em rotina e criatividade, aqui no SOS Mães, as meninas da DimDom babysitters, na coluna Casa de Brincar, no último post “Brincando no dia a dia: como transformar a rotina em uma brincadeira”, deram dicas valiosas de como tornar a rotina mais leve e divertida, vale muito a pena ler aqui.

Vem que tem muito mais inspiração pela frente. Mães à obra e se joga!!!

Aproveite e conte pra gente o que você gostaria que criássemos!!!

1 comment

  1. Daisi Lapa

    Onde acho o botão que faz barulho, que voce colocou no fogão de papelão? Achei sensacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.