Ideias de brincadeiras na areia do parquinho ou no quintal de casa

Imagem Pixabay
Imagem Pixabay

Se você mora longe da praia como nós, mas gosta de brincar com areia aproveite os parques da cidade. Ou se tiver um quintal separe um espaço para a brincadeira. Brincar com areia é ótimo para desenvolver a coordenação motora e estimular a criatividade das crianças. Elaborei uma lista de brincadeira e algumas dicas para garantir a diversão.

Adoro ir e brincar com as crianças em parquinho com areia. Até tenho uma bolsa com brinquedos como pás e baldes no porta malas do meu carro. Mas confesso que sempre acabamos brincando de bolo e comidinha. Por isso pesquisei e fiz a lista abaixo com ideias de brincadeiras na areia. Algumas podem ser feitas e adaptadas para praia também.

Castelo de areia com gotas de areia molhada

Para isso basta um baldinho com água e areia misturadas. Tente esculpir um castelo com várias torres ou um castelo bem alto.

Desenho na sombra

Peça para alguém fazer uma sombra e vocês desenham na sombra um rosto e acessórios novos e divertidos. É só soltar a imaginação

Caça ao tesouro

Separe pedras, gravetos e folhas, coisas que vocês encontrarem no parquinho para serem os tesouros. Esconda os objetos e de dicas para eles acharem. Não aconselho usar brinquedos como tesouros porque já perdi alguns fazendo essa brincadeira.

Adivinhe o que eu desenhei

Dê uma dica, tipo é uma fruta, e faça o desenho dela para a criança adivinhar. Depois peça para ela fazer e você tenta acertar.

Pista de corrida

Faça uma pista de corrida com túnel, curvas e bandeirinhas de folhas. Que tal os carrinhos serem gravetos? Diferente e divertido. Tenho certeza que meninos e meninas vão adorar.

Jogo da velha ou forca

Ideia legal de fazer porque você pode apagar e refazer o jogo várias vezes.

[themecolor]Cuidados na areia dos parquinhos públicos[/themecolor]

Antes de começar a brincadeira observe se no parquinho não tem fezes de animais ou cacos de vidro. Alguns parques públicos são mal utilizados por adultos. Se você tem animal não deixe ele entrar na areia, muitos bichos urinam para marcar território e acabam por contaminar o parquinho das crianças.

Sempre que possível lave as mãos e os pés após sair do parquinho.

[themecolor]Lembre-se de:[/themecolor]

  • Levar água para beber.
  • Levar água para brincar e depois se limpar. Você pode encher uma garrafa pet.
  • Levar brinquedos que possam ir para areia e molhar. Depois eles precisarão ser lavados.
  • Usar roupas confortáveis e que possam sujar.
  • Ir de chinelo ou sandália que são mais fáceis de tirar e calçar.
  • Um pano ou toalha para se secar após lavar as mãos. Os lenços umedecidos também ajudam na limpeza.

[themecolor]Tanque de areia no quintal de casa[/themecolor]

Se você tem um quintal na sua casa ou até mesmo na casa da vovó faça um tanque de areia. Você pode usar uma lona no chão, fazer uma quadrado com tijolos maciços e colocar areia dentro desse limite. Lembre-se de ter uma outra lona para cobrir a areia após a brincadeira para evitar que bichos defequem no local.

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.

Quais brincadeiras você e seu filho gostam de fazer na areia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.