Brincadeiras para viagem de carro com criança

Foto Pixabay
Foto Pixabay

Diversas crianças não tem noção de tempo e em viagem isso piora devido a ansiedade de chegar logo. Todos pais já escutaram o famoso: já estamos chegando? Para fugir da pergunta, muitas vezes insistente, use a criatividade e brinque com seus filhos durante a viagem de carro. Até para você o tempo passará mais rápido.

Separei 5 brincadeiras que não precisam de material, apenas de um líder animado e criatividade.

1 – Adedonha (também conhecido como Stop)

Decida com os jogadores do que vai se tratar cada rodada, por exemplo: nome de animal, objeto, cidade, fruta e etc. Cada jogador coloca uma determinada quantidade de dedos e o líder soletra o abecedário para saber que letra vai dar. Cada um fala uma palavra do tema com a letra que saiu.

Para as crianças que ainda não sabem ler, troque as letras por cores. Cada rodada pode ser um tema que seja de tal cor, como frutas amarelas ou objetos vermelhos e por aí vai.

2 – Quem sou eu?

Um participante assume o papel que quiser, pode ser qualquer coisa, pessoa, objeto ou alimento. Depois de repetir “Quem sou eu?” começa a dar dicas sobre o papel assumido, primeiro genéricas e depois mais específicas a medida que os outros jogadores vão solicitando, até que alguém acerte o que foi descrito. Quem acertou é o próximo.

A brincadeira foi uma sugestão do pai Marcelo e do filho Victor para o Com Filhos por aí. Leia mais no artigo.

3 – Qual é a música?

Tem duas formas de jogar. Primeiro, um dos jogadores cantarola ou assovia uma música para os outros participantes e eles devem adivinhar qual é a música.

Outra maneira é um dos participantes pensar em uma música e dizer uma palavra que tenha nela. Os outros tem de cantar a música ou outra que tenha a palavra sugerida.

4 – Olho vivo

É uma boa atividade para quando passamos por alguma cidade. Os jogadores devem ficar atentos ao lugar enquanto o líder descreve algo que está vendo. Quem apontar e falar o que é, será o próximo a descrever.

5 – Histórias improvisadas

A brincadeira é construir uma história com as coisas ou paisagens que se vê pela janela do carro. Um dos jogadores começa dizendo, por exemplo, “Era uma vez um boi …” O outro jogador tem que continuar a história “Era uma vez um boi, no meio de um pasto …” E assim segue a brincadeira até que não se tenha mais nada do que falar ou quando a história estiver muito comprida e precisar de um fim.

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.

Você fez alguma das brincadeiras? Divida conosco suas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.