Leitura para irmãos com idades diferentes

Theo, Priscila e Alan indicam livros para ler antes de dormir.
Theo, Priscila e Alan indicam livros para ler antes de dormir.

Quem tem mais de um filho precisa pensar em formas de estar com eles e dar atenção as particularidades de cada um, até na hora da leitura. A mamãe Priscila e o papai Rafael contam como fazem com seus meninos e indicam, junto com eles, os livros: Uma História por dia, 365 Belas Histórias para Sonhar, Na Floresta – Coleção Olhinhos animados e A Chegada do Bebê. Alternando os livros durante a semana, eles gostam de estar e ler juntos antes de dormir.

“O tempo que nós, família Cavalcanti Naves, temos para a leitura, é à noite antes de rezar para dormir. Temos três filhos, um com 3 anos (Theo) e outro com 6 anos (Alan) e um bebê a caminho (6 meses de gestação). Devido à diferença de faixa etária, temos que atender dois tipos de leitura: uma mais figurativa, que seja atrativo para o mais novo, e outra com conteúdo um pouco mais denso que incentive o raciocínio e compreensão do mais velho.

Dessa forma, os livros que as crianças mais adoram são diferentes. Para o Alan, de 6 anos, as coleções de livros que apresentam histórias por dia do mês. Não se contentando com apenas uma, adotamos duas coletâneas, “Uma História por dia”, da coleção Todo Livro; e “365 Belas Histórias para Sonhar”, Blu editora; de forma que lemos as histórias referentes ao dia, de cada volume. São histórias um pouco mais densas, com pouca figura que não atraem tanta atenção dos menores, mas que proporcionam ensinamentos a acrescentam valores à formação da criança, apresentando em cada história as famosas “moral da história”.

Já para o Theo, de 3 anos, as leituras preferidas ainda são as coletâneas com pouco textos e mais figurativas, dentre elas a preferida, “Na Floresta – coleção Olhinhos animados ” da coletânea Ciranda Cultural. Em cujo cenário, inserimos o mais velho na leitura da história para o irmão, além de divertido, uma oportunidade para treinar o aprendizado de alfabetização.

Agora, com a chegada de mais um membro na família: Yuri, com 6 meses de gestação, por experiência e indicação da prima Malu Naves, intercalamos a leitura durante a semana desses livros com o “A Chegada do Bebê”, cuja leitura trabalha a compreensão da chegada do bebê, o aceite e cuidados para com o irmão.”

Priscila, Rafael, Alan e Theo

Mamães e seus filhos na espera por Yuri.
Priscila e seus meninos na espera por Yuri, o caçula da família, que está na barriga da mamãe.
Alan e Theo na hora da leitura.
Alan e Theo na hora da leitura.

[themecolor]Sobre os livros[/themecolor]

download Uma História Por Dia – Coleção Todo Livro, autor Allwright Debbie

Uma coleção de contos de fadas e histórias divertidas e de muita imaginação. Dia-a-dia – durante o ano todo – este livro oferece novidades para a leitura. Os textos são dosados para uma leitura agradável antes de dormir. Ilustrações coloridas complementam cada história e torna este livro um valioso companheiro.

365_belas_historias_BAIXA 365 Belas Histórias Para Sonhar, Blu Editora

Para descobrir um pouco a cada noite, durante o ano todo. Com histórias originais e engraçadas, estes livros podem ser lidos em silêncio ou em voz alta para o prazer de contar, ouvir e compartilhar.

 UntitledNa Floresta – Coleção Olhinhos Animados, Coletânea Ciranda Cultural

Venha se divertir com os lindos animais da floresta. Os olhinhos animados fazem este livro ganhar vida!

download (1) A Chegada do Bebê – Coleção Tudo Bem, autora Beth Robbins

A família vai ganhar um bebê! Como Leo e Lia vão reagir a essa notícia? Lia está feliz, mas Leo está confuso. Descubra como ele percebe que ser o irmão mais velho é legal.

Gostou da indicação? Compartilhe com seus amigos.

Quer participar da coluna Dica de livros? Mande sua indicação e diga por que você e seu filho gostam do livro indicado para comfilhosporai@gmail.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.