Levar criança à exposição de arte: sim ou não?

Henrique no brinquedo latas com cordas.
Henrique se divertindo na exposição Brinquedos à mão, na Caixa Cultural de Brasília.
Foto: Com Filhos por aí!

Sempre penso nessa pergunta quando vou levar meus filhos a uma exposição. Então, lembro da minha máxima: eles tem que experimentar nem que seja para dizer que não gostam. Hoje em dia, as mostras de arte interativas estimulam o interesse de crianças e até dos adolescentes. E ficou bem mais fácil levá-los os centros de culturais.

Essa semana, fomos na exposição Brinquedos à mão – coleção Sálua Chequer, na Caixa Cultural de Brasília.  As crianças adoraram ver os brinquedos da mostra e poder brincar com alguns deles. Tive que ficar de olho na minha filha de 14 meses, ela queria por tudo brincar também com os artigos expostos.

Na saída do local tive uma experiência bem legal com meu filho de 5 anos. Vi que estava em exibição também na Caixa Cultural de Brasília, a mostra A magia de Miró e como eu adoro o artista fomos dar uma olhada. Fiquei impressionada com a curiosidade do meu grandão. Ele quis saber como Miró pintava e pediu para eu ler o nome das obras e as informações delas. No fim achei engraçado sua visão: “muito doido esse artista mãe”. E acrescentou “alguns desenhos são iguais os meus”.

Saí de lá bem feliz, e com a certeza que vale a pena sim levar criança desde pequena à exposições. Elas precisam ter contato, criar seu próprio senso crítico e esse deve ser respeitado. As escolas introduzem a arte na vida delas, mas acredito que cabe a nós, os pais, levá-las e acompanhá-las para ter esse vivência fora de casa. Lógico que tudo dentro da faixa etária indicada para criança. Também não vamos exigir de mais de mentes tão jovens.

No fim sou meio suspeita para falar porque adoro exposição, teatro, música e cultura em suas diversas formas de expressão.

Bianca e a boneca feita com tampinhas de garrafa pet
Bianca conhecendo novos tipos de brinquedos na exposição Brinquedos à mão, na Caixa Cultural de Brasília.
Foto: Com Filhos por aí!

[themecolor]Dicas sobre levar criança a exposição de arte[/themecolor]

Antes da exposição converse sobre o que vocês vão ver ou esperam ver. Conte quem é o artista ou a ideia que a mostra pretende passar. Faça uma introdução ao assunto.

Aconselho que os menores de dois anos esteja no carrinho de bebê ou no colo no primeiro momento da exposição. Neste idade, eles querem mexer em tudo e você não sabe qual será a reação deles diante do novo e muitas vezes diferente.

Para os maiores vale aquela explicação inicial que vemos com os olhos. Não precisa tocar nas obras. Lembrar do respeito a faixa que limita a aproximação (geralmente amarela ou branca). Mostrar que outras pessoas também estão apreciando a exposição e devemos diminuir o volume da fala. Por fim, incentive com perguntas simples do tipo: o que você está vendo? E o que você achou disso?

[themecolor]Outros links[/themecolor]

Para quem gosta da ideia de mostrar arte para os filhos veja:

Guia de museus brasileiros do IBRAM e os museus para ir com criança em Brasília

Leia também o artigo da pedagoga Cristina Cançado sobre museus e criança.

Por que você deve levar seu filho a museus?

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos?

Foi a uma exposição com criança? Conte para a gente como foi.

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.