Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)

Contato com a natureza, um banho de água corrente e gelada para recarregar as energias. Há uns 15 dias fomos ao Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelos brasilienses como Água Mineral, e gostamos bastante. Um passeio super recomendado para um dia de sol.

Faziam uns 20 anos que eu não ia lá e foi uma delicia relembrar os bons momentos que tive na Água Mineral quando era criança. E o melhor de tudo, poder dividir as lembranças com meus filhos e com um grupo de amigas super especial que estavam em Brasília. A família do blog Carregando Malinhas foram nossas turistas convidadas do dia.

Piscina da pedreira no Parque Nacional de Brasília.
Piscina da pedreira no Parque Nacional de Brasília.

Fomos num dia de sol, porém o vento frio tentou nos desanimar. Mas depois do primeiro mergulho nos enchemos de energia e curtimos uma manhã bem gostosa na piscina da Pedreira no Parque Nacional de Brasília. Fizemos piquenique, nadamos, brincamos de pegar as pedrinhas no fundo da água, tivemos uma massagem na queda d’água pequena próxima a piscina e rimos muito.

DSC05996
Brincando na parte da piscina que o fundo é cheio de pedrinhas.

Um ponto que tivemos que ficar de olho foram os macaquinhos. Se você deixar comida a mostra e der bobeira, eles passam e levam seu lanche. Mas nada de pânico, apenas cuidado mesmo. Outra questão é levar toalhas para quando sair da piscina (gelada) e não passar frio. Cangas ou tolhas grandes são legais de levar para poder sentar no gramado e curtir o sol ou a sombra e ainda apreciar a paisagem do Cerrado.

Macaquinho visto bem de perto no Parque Nacional de Brasília.
Macaquinho visto bem de perto no Parque Nacional de Brasília.

Sobre o Parque Nacional de Brasília

A Unidade de Conservação tem cerca de 30 mil hectares e surgiu para proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural.

A principal atração do parque é a parte das piscinas de água corrente. Elas se formaram a partir dos poços de água, que surgiram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da implantação de Brasília. Para quem gosta de caminhada, o parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara com duração de 20 minutos e a do Cristal Água cujo trajeto pode ser percorrido em 1 hora.

Brincadeira na piscina da Pedreira.
Brincadeira na piscina da Pedreira.

Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece a Capital Federal. O parque é também uma das principais opções da região para se conhecer os valores naturais do Cerrado.

Mais informações em:

http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/213-parque-nacional-de-brasilia.html  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.