Quais remédios levar em viagem com criança?

Imagem: pixabay
Imagem: pixabay

Nunca queremos que nosso filhos adoeçam, porém quando estamos viajando ou fora de casa a situação costuma nos deixar mais aflitas. A pediatra Silvia Helena Lima de Andrade, a pedido de [themecolor]Com Filhos por aí![/themecolor], sugere uma lista básica de remédios para quem pretende viajar com criança. Ela orienta também a visita antecipada ao pediatra para sanar possíveis dúvidas sobre o que levar e dosagens dos remédios.

Eu sempre faço uma farmacinha com remédios e termômetro para levar mesmo que for passar apenas uma noite fora de casa com as crianças. Sempre penso: é na madrugada que tudo começar. Quando elas são pequenas, principalmente, pois são mais suscetíveis a terem  alguma reação aos novos ambientes. Também acabamos por sair da rotina e nos alimentar de forma irregular ou ficar na rua por mais tempo e dormir mais tarde.

Por essas e outras razões, acho melhor levar a farmacinha com o que costumo usar em casa do que sair no meio da noite atrás de remédio.

[themecolor]Sugestão de remédios para levar em viagem com criança:[/themecolor]

  • Antitérmico
  • Soro fisiológico para o nariz
  • Antialérgico
  • Soro fisiológico
  • Remédio para diarreia
  • Remédio para vomito

Dra. Silvia relata que o antialérgico é importante porque não se sabe o que a criança vai comer e qual reação terá aos alimentos novos. Sobre levar ou não antibiótico ela orienta que a questão deve ser avaliada junto ao pediatra e o histórico da criança. Remédios para dor de ouvido, Dra. Silvia não aconselha levar, pois deve ser avaliado se é otite externa ou interna. “No caso de dúvida ou quadros mais graves a melhor opção é uma avaliação médica”, ressalta a pediatra.

[themecolor]Outros cuidados em viagem que as crianças terão contato com água e piscina.[/themecolor]

  • Levar protetor solar e reaplicar quando necessário.
  • Usar loção hidratante para o corpo após o banho.
  • Usar loções pós sol em caso de vermelhidão na pele.
  • Hidratação com água e líquidos durante e depois da exposição ao sol
  • Para tirar a água do ouvido: faça uma solução misturando uma colher de sopa de álcool liquido (o que usamos em casa para limpeza) e uma colher de sopa de vinagre de álcool. Pingue, com auxilio de um conta gotas ou algodão, uma gota dentro do ouvido e depois vire o ouvido em direção ao chão.
  • Para os olhos vermelhos use solução oftálmica estéril, uma espécie de lágrima artificial que lubrifica os olhos.

[themecolor]Viagem para o exterior[/themecolor]

Além dos remédios sugeridos é fundamental que a criança tenha um seguro de viagem. Esse tipo de serviço é fundamental em casos de problemas de saúde e acidente que necessite de atendimento médico. Alguns planos tem cobertura em relação a perda de bagagem e até mesmo se for preciso cancelar o passeio.

Hoje é super fácil contratar esse tipo de serviço em agências de viagens e bancos. E não é caro. O valor depende do tempo de viagem, destino e idade do viajante. Algumas operadoras de cartão de crédito dão o seguro viagem quando você compra a passagem internacional usando ele. Se informe ao realizar a compra.

[themecolor]Fonte:
Dra. Silvia Helena Lima de Andrade
Clínica Crescer
Contato: 61 3248 3379
dra.silvia.crescer@gmail.com[/themecolor]

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.

Usou alguma das indicações? Relate sua experiência e ajude outras mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.