Viagem em grupo: como aproveitar!

Tem gente que só de pensar numa viagem em grupo com mais de 10 pessoas começa a ter dor de cabeça. Eu super entendo, mas defendo que é ótimo viajar com outras famílias e com grupos de amigos. Eu tenho uma família enorme (muitos irmãos, tios e primos) e nossas viagens as vezes chegam a ter de 15 a 25 pessoas.

Além das crianças terem com quem brincar, os adultos têm com quem conversar e todos se divertem. Se souberem organizar e planejar a viagem, muitas questão são resolvidas antes de virar um problema. Veja algumas dicas.  

people-821624_1920

Vocês estão juntos mas não precisam andar grudados.

Vocês não precisam fazer todos os programas juntos. Não é porque vocês viajaram em grupo que precisam ficar juntos em todos os momentos. Isso vale também, quando você estiver apenas com seu núcleo familiar (marido ou esposa e os filhos). Aproveite para curtir alguns momentos só com seu filho, por exemplo, e deixei o papai/mamãe dormir até mais tarde. No dia seguinte pode ser você o dorminhoco. Ou se estiver com mais pessoas, como a vovó ou aquela tia que você confia em deixar seu pequeno, quem sabe até fazer um passeio apenas com o seu marido/esposa?

Foto Pixabay

Tenha autonomia.

É uma dica para não depender dos outros quando quiser ir a algum lugar. Se vocês não estiverem de carro para ter autonomia, pensem em alugar um ou, estudar previamente, como se locomover no local onde estarão. Se for dividir o carro com outra família, avalie antes se vocês têm os mesmos interesses, senão pode ser mais dor de cabeça. Se vocês tiverem como se locomover terão mais liberdade durante a viagem.

student-849825_1280

Planejamento de viagem

É um ponto essencial para todas as viagens, mas no caso de viagem em grupo ou com família grande é legal listar os interesses e os custos que terão antes, durante e depois. Para ficar mais fácil, faça uma tabela no Planilha Google no Google Docs (que é bem parecido com o programa Excel) e compartilhe com as pessoas que vão participar da viagem. Assim, todos já vão saber o que a maioria do grupo pretende fazer e podem se programar para ir ou não a determinados programas. Além de saber previamente o valor estimado que vão investir na viagem.

playmobil-451203_1280

Seja sincero com você e com os outros

Não se obrigue a ir para um lugar só porque todo mundo vai. Seja sincero com você e com as pessoas que estão com você. Não tenha vergonha de dizer que não está afim de ir para tal lugar ou passeio naquele dia. Ainda mais se você está com criança, as vezes vocês não dormiram bem e descansar aquele dia será melhor para a família, por exemplo.

boy-967141_1920

Dormir bem é passar o dia bem.

Esse ponto é importante para quem vai alugar casa e dividi-la com mais pessoas. Todos devem ter uma cama, até as crianças, nem que seja um colchão no quarto dos pais. Não é necessário uma casa super luxo, mas é fundamental ter boas condições para dormir e um banheiro para cada 4 pessoas dividirem. Ter dormido bem é o primeiro passo para o dia ser ótimo e isso vale para adultos e crianças.

Um dos pratos do meu filho no almoço com os personagens da Disney. Experimentando tudo!

Comer bem é estar bem

Ponto fundamental para quem está com criança. Uma dica é ter sempre pequenos lanches para oferecer aos pequenos como biscoitos e frutas fáceis de comer e carregar. Ter um garrafa com água também é bom. A soma cansaço e fome pode acabar com a viagem de qualquer um. Por isso, uma parada para fazer um bom almoço ou um bom jantar vale a pena. Com criança muitas vezes o menos é mais.

clock-650753_1280

Respeite os horários ou seja livre das programações

Se vocês combinaram um horário para sair ou se encontrar respeite o horário. Ou então, avise que vocês vão atrasar uns 10 minutos ou simplesmente não irão. A falta de informação muitas vezes gera os conflitos durante uma viagem. As crianças em algumas situações são uma caixinha de surpresas. Nunca sabemos quando uma dor de barriga ou uma troca de fralda pode acontecer. Então, avise o restante do grupo e depois quem sabe vocês conseguem encontrá-los no local que eles vão.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

E você!? Tem alguma dicas sobre viagens em grupo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.