Me priorizar é necessário! Como eu aprendi a planejar tempo para mim (parte 1)

Diga-me se você se identifica comigo?
Quando eu tinha tempo para mim, eu não dava o valor merecido a ele. Eu era uma procrastinadora profissional! Quando fui workaholic, eu colocava a culpa no trabalho pela minha falta de tempo. Quando comecei a namorar, eu só via o boy pela frente, então o meu tempo era totalmente dele. Quando tive filhos, estava muito cansada, queria só ficar cheirando a cria… quando voltei a trabalhar tendo filhos as coisas ficaram pioraram. Quando comecei a empreender, tendo que trabalhar em casa, aí sim, as coisas ficaram CAÓTICAS!
……mas foi exatamente ter filhos que me abriu os olhos para uma necessidade de ter tempo para mim. Necessidade mesmo! Igual comer, tomar banho, se agasalhar e dormir.

Levanta a mãe… (ops)…….. Levanta a mão quem sabe planejar toda a sua semana ai?
Eu não sei vocês, mas o meu maior desafio para conseguir tempo para mim (Eu, Ludymila) é o de planejar minha semana, levando em consideração TODOS OS MEUS PAPÉIS (profissional, mãe, filha, amiga, esposa e tantos outros que assumimos por aí).  Afinal, se assumimos esses papeis, quer dizer que são prioritários para nós, certo? Nem sempre. Muitas vezes assumimos papéis desnecessários na nossa vida pelo simples fato de não sabermos dizer NÃO. Mas isso é uma conversa longa (e terapêutica) demais….

Eu estou aqui para ser objetiva e ajudar mães a se priorizarem aprendendo de forma prática como planejar a sua semana!

Mas Ludy, estou amamentando, livre demanda… como ME priorizar sabendo que as necessidades do bebê são prioridades?

Sim, eu sei… é realmente necessário a atenção para os bebês nos primeiros meses, mas é importante no meio de tudo isso você consiga priorizar alguns aspectos que são importantes para VOCÊ. Conseguir tomar um banho demorado, fazer as unhas, lavar o cabelo bem lavadinho, conseguir escapar para tomar um café…. enfim… se sentir bem! Afinal, mãe feliz, bebê feliz, família feliz! 😉

Então, vamos à prática?!  Essa ferramenta é comumente conhecida como PIZZA DA VIDA, porém, construí adequações e análises diferentes. Além das mães, pais ou qualquer pessoa também podem fazer esta atividade.
1º Passo: Levantamento dos papeis

O início de tudo é definir a quantidade de papeis que você desempenha hoje. Você pode escrever o nome do papel conforme a preferência: mulher, filha, mãe, esposa, namorada, empresária, sócia, profissional, artista, amiga, blogueira, estudante, ajudante, cuidadora, investidora, mantenedora…. enfim! Vários papeis.

Eu sugiro neste primeiro momento que você faça a atividade com todos os papéis que você conseguir listar. A priorização virá depois que você realizar a atividade…

2º Passo: Download da ferramenta ( preencha os campos abaixo do texto e aguarde ser redirecionada para a página de download)

Conseguiu definir todos seus papeis? Quantos deram?  Eu fiz a ferramenta com pelo menos 4 atividades, mas eu darei também as opções de 6 e 8 atividades. Escolha conforme o número de papéis que você levantou.

3º Passo: Escolha um lápis de cor que caracterize o MOMENTO ATUAL e mãos à obra. Marque na ferramenta o peso que cada papel possui atualmente em sua vida. Os valores vão de 0 a 10. Tente ser criteriosa.

4º Passo: Escolha um lápis de cor que vai caracterizar o MOMENTO FUTURO, O IDEAL. Defina o peso ideal de cada papel PARA VOCÊ. Não faça um pau de sebo (aquele que você sabe nunca vai atingir), defina pesos realistas!

Tudo certo e preenchido?

Então deixe ela em um lugar visível e no nosso bate papo online e ao vivo, o SOS MÃES hangouts, da quinta-feira dia 23/06 às 20:00hr vou te ensinar como analisá-la! Estou ansiosa para conversarmos!

Inscreva-se no facebook, para você acompanhar as atualizações: SOS MÃES hangouts no facebook 

Inscreva-se no canal do youtube : SOS MÃES hangouts 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.