Pirenópolis com criança – atualizado

Fotos de crianças ao lado da estátua de um mascarado em Pirenópolis
Foto: Com Filhos por aí!

Para quem mora em Brasília e quer mostrar a natureza para as crianças e ainda recarregar as baterias com uma viagem tranquila, Pirenópolis (GO) é maravilhoso. Além de ser perto (150 km), a cidade oferece boas hospedagens, bons restaurantes e ótimos passeios. Sou suspeita para falar porque adoro a cidade é vou lá desde 9 anos, olha que faz tempo! As cachoeiras, as trilhas, o passeio pelo centro histórico, as fazendas, tudo me encanta.

Para chegar em Pirenópolis existem dois caminhos. Via BR 060 e GO 338 tem 20km a mais, porém a pista é 90% duplicada e tem mais opções de paradas. Outro caminho é via BR 070 e BR 414 que é mais curta, mas tem menos estrutura e trechos de mão dupla.

A cidade cresceu e está com uma boa estrutura para receber os turistas, inclusive as famílias. Os hotéis e os restaurantes localizados no centro histórico são menores até por uma questão de preservação da história da cidade. Se o objetivo da viagem também for descansar vale a pena investir em hotéis maiores com mais opções de lazer e infraestrutura para toda família.

No site da Prefeitura de Pirenópolis você tem informações sobre os atrativos naturais, culturais, além da agenda de eventos da cidade.

A baixo listo os lugares que gosto de ir e algumas indicação de famílias com criança que fizeram o passeio recentemente.

[themecolor]Ideias de o que fazer em Pirenópolis[/themecolor]

[themecolor]Cachoeira Santa Maria[/themecolor]

Ideal para crianças e adultos de todas as idade. A cachoeira fica localizada na Reserva Ecológica Vargem Grande a 11km de Pirenópolis e tem 7km de estrada de chão. Apesar de ser distante acho a cachoeira mais tranquila para os pequenos. A trilha até a queda d’agua é de cerca de 200 metros, a cachoeira quase não tem correnteza e possui um banco de areia legal para estender a canga sentar admirar a paisagem e brincar com as crianças. Para mim é um passeio ideal para uma manhã. A tarde costuma ter pernilongo.

Mais informações: http://www.vargemgrande.pirenopolis.tur.br/index.php

[themecolor]Cachoeira Usina Velha[/themecolor]

Fica bem próxima a cidade no caminho para a pedreira. Dá para ir de carro até bem próximo da cachoeira. O caminho é calçado e tem uma ponte legal para os pequenos no trajeto até a queda d’água. Próximo tem o Restaurante da Pedreira que se come bem por R$40 (criança até 5 anos não paga). O local fica as margens do Rio das Almas e tem uma prainha bem legal para os pequenos.

Mais informações: (62) 3331 1025  ou (62) 3331 1853

[themecolor]Santuário de vida silvestre Vagafogo[/themecolor]

Passeio que possibilita o contato maior com fauna e flora do cerrado. O Vagafogo fica dentro da cidade de Pirenópolis e tem uma ótima infraestrutura. A trilha de cerca de 1,5 km é coberta por passarela de madeira e no caminho é possível ver animais, plantas típicas da região e tomar banho em uma pequena cachoeira de água cristalina. A lojinha na entrada é bem legal com produtos naturais, além de servir um delicioso brunch, uma mistura de café da manhã com almoço. No brunch, com cerca de 40 itens, é possível experimentar geleias e patês de frutas e temperos da região, sucos, pães entre outros quitutes super saborosos.

Mais informações http://www.vagafogo.com.br

Pirenópolis[themecolor]Passeio pelo Centro histórico[/themecolor]

Um opção para o fim do dia é fazer um passeio pelo centro histórico. Tirar foto e conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, cartão postal da cidade, passear pelas ruas próximas a Igreja e ver as lojinhas de artesanato e produtos locais. No começo da noite, geralmente nos fins de semana, tem feira de artesanato na praça do Coreto. Próximo ao local tem a Rua do lazer, uma rua fechada para os carros com restaurantes e bares com música ao vivo.

Parque aquático da Pousada do Pirineus
Foto: Com Filhos por aí!

[themecolor]Pousada dos Pireneus[/themecolor]

É o maior hotel dentro da cidade e tem uma infraestrutura bem legal para criança e para os pais. A atração é o novo parque aquático com um super balde derrama água nos brinquedos de tempo em tempo, além do rio preguiça e uma vista linda da cidade. Em Julho de 2015, será inaugurada uma super brinquedoteca chamada de Pequenópolis. Para os pais tem a nova academia, serviço de massagem, sauna e um bar próximo a piscina com drinks e petiscos deliciosos.

Mais informações: http://www.pousadadospireneus.com.br

Mini zoo no restaurante Venda do Bento em Pirenópolis
Foto: Com Filhos por aí!

[themecolor]Restaurante Venda do Bento[/themecolor]

Além de restaurante com um cardápio maravilho, o local tem um pequeno acervo de mobiliário e artigos antigos que encantam adultos e crianças. Gosto do lugar porque tem espaço para andar com as crianças que não ficam quietas, parquinho com areia, redário e um viveiro com várias espécies de aves. Passeio que agrada pais e filhos.

http://www.vendadobento.com.br

[themecolor]Fazenda Babilônia[/themecolor]

Uma volta no tempo. A Fazenda foi tombada pelo patrimônio histórico e conserva o extenso casarão, em estilo colonial e diversos muros de pedras, construídos pelos escravos. Lá é servido um lanche colonial maravilho com pratos típico da época dos escravos. Vale a pena levar as crianças para ter essa aventura gastronômica. A Fazenda fica à 25 km de Pirenópolis.

Mais informações: http://www.fazendababilonia.com.br

[themecolor]Museu Rodas do Tempo[/themecolor]

Um passeio que os meninos e os pais acabam gostando mais. Porém é interessante pela variedade de veículos em um pequeno espaço. São motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters e veículos com mais de duas rodas que possuem motorização de motocicleta ou scooter.

http://www.rodasdotempo.com.br

Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos.

Você fez a viagem? Deixe um comentário, diga o que achou e contribua com suas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.